Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

domingo, 31 de agosto de 2014

Marco Haurélio na Mostra de Literatura

O escritor Marco Haurélio, convidado especial da Mostra de Literatura, marcou presença em terras brasilienses. O trocadilho é proposital, pois ele é uma marca fundamental que eu quis imprimir para dar prestígio ao nosso projeto por meio de recontos de lendas do folclore e das tradições populares. Autor de mais de 30 livros, entre os quais destacamos Urubu-Rei e outros contos do Brasil, Marco Haurélio distribuiu simpatia e conhecimentos sólidos sobre cordel e fábulas.


Por sua importante e fundamental atuação, ele foi entrevistado por Maurício Melo Júnior, apresentador do programa Leituras, da TV Senado. A entrevista focou em questões de mercado editorial para o cordel e nas recentes publicações do escritor.


Além dos compromissos da Mostra de Literatura, Marco Haurélio foi homenageado pela contadora de histórias Nyedja Gennari na contação de histórias oficial do Terraço Shopping. Seus contos foram dramatizados para uma plateia exigente e sincera: as crianças.

Marco Haurélio, Nyedja Gennari e Andrey do Amaral

Para as próximas edições da Mostra de Literatura, temos a certeza de que Marco Haurélio será novamente convidado para nossas atividades. Embora tenha sido convidado como profissional, esta foi uma excelente oportunidade para reencontrar um amigo verdadeiro.


Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação