Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Mostra de Literatura I - Ceilândia, 27/08

Os escritores Aguinaldo Tadeu e Custódia Wolney (foto abaixo) foram recebidos pela comunidade do PSul, em Ceilândia-DF, para um bate-papo super descontraído em nosso projeto Mostra de Literatura. Falamos sobre cultura popular, causos do interior, folclore e outros assuntos.



O equipamento cultural cedido ao projeto Mostra de Literatura foi o auditório da escola CEF 13, que lotou com a presença de alunos, professores e a comunidade local. Estávamos esperando cerca de 40 participantes. Porém, segundo a Direção da escola, surpreendentemente, mais de 300 pessoas participaram das palestras dos escritores e do agente literário Andrey do Amaral, idealizador e curador da Mostra.

No detalhe, o auditório lotado e havia mais gente do lado de fora

Gentilmente, os escritores doaram 10 exemplares de cada um de seus títulos para a biblioteca da escola e para o projeto Mala do Livro do CEF 13. Houve também sorteio de livros com sessão de autógrafos.

O curador Andrey do Amaral e os escritores convidados

Quando as atividades estavam por acabar, a comunidade nos solicitou mais eventos como aquela Mostra para formação de novos leitores e desenvolvimento do hábito da leitura. Destacamos a presença de uma senhora da comunidade, a Da Paz, que é uma mestre da oralidade e contadora de história, e de um jovem estudante, o menino Caio, aspirante a escritor. Ambos aproveitaram cada palavra dos escritores para solidificarem seus sonhos e desejos nesse universo fascinante que é a literatura. Os dois foram presenteados com um kit de livros.

Esse é o nosso propósito: mudar positivamente a realidade das pessoas por meio dos livros, da leitura e da literatura.


Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação